Tecido Humano do SCALA

Participantes e Orientadores; Assistentes e Cordenação. Todos fazem parte do tecido humano do SCALA, todos são intervenientes, igualmente importantes e determinantes neste itinerário formativo e de reflexão que é o SCALA. Vamos dar um olhar breve a cada uma destas «figuras».



COORDENAÇÃO


A equipa coordenadora é responsável por garantir o bom funcionamento, orgânica e unidade do SCALA no seu todo e em particular dentro de cada Bloco. Pela presença efetiva e acompanhamento que faz de todo o processo, coordena com os Orientadores os conteúdos, a organização e a estruturação de cada Módulo; com os Participantes a comunicação geral e o acompanhamento pessoal ao longo do curso; e com a Comunidade a divulgação de eventos, a partilha de conteúdos e a comunicação de tudo o que tem a ver com o SCALA. Tudo isto procura fazer com disponibilidade, entrega, rigor e criatividade.



ORIENTADOR


O orientador é a pessoa responsável pela preparação e condução do Módulo, desde a elaboração do Programa à escrita da Síntese. Não se entende como um professor que ensina e transmite conteúdos, nem como um formador que forma outros para a prática inicial de uma atividade, mas verdadeiramente como alguém que orienta as sessões e acompanha o percurso do grupo de participantes, assim como o processo pessoal de cada um no sentido de provocar, possibilitar e ajudar a desenvolver a sua formação em chave teológica e facilitar o aprofundamento pessoal da fé.



ASSISTENTE


O assistente é o braço-direito do Orientador durante todo o processo, desde a sua preparação e arquitetura do Módulo até à realização das Sessões. É um verdadeiro colaborador, alguém com quem o Orientador trabalha em parceria, e com quem vai discernindo e afinando ideias. No concreto da preparação e condução do Módulo, o Assistente apoia e colabora especialmente com o Orientador na fundamentação bibliográfica; na seleção e organização de Material de Apoio e Aprofundamento; na elaboração dos Audioslides; e apoiando diretamente as sessões.



PARTICIPANTE


O participante é aquele que se encontra a fazer o curso SCALA motivado pelo desejo de adquirir a mundividência cristã, pela busca por uma formação teológica e espiritual sólida e sistemática, ou pela necessidade de fundamentar teologicamente o seu caminho espiritual, e por isso se compromete num programa orgânico de progressivo aprofundamento, proposto pelo SCALA. O participante do SCALA é um buscador, alguém que se dá bem no ambiente das perguntas que criam pontes e da reflexão que gera mudança.
O grupo de participantes é composto por 20 pessoas por forma a responder aos objetivos específicos do curso. O SCALA procura, num grupo diversificado de pessoas (com tantas diferenças e particularidades, de diferentes contextos e proveniências, com diferentes caminhos de fé, diferentes procuras e motivações) a riqueza, o diálogo e crescimento que a diversidade pode dar.

Artigos Recentes